Como utilizar as emoções a seu favor?

Parece que o futuro da humanidade depende da inteligência emocional.

A cada ano que passamos surgem novos negócios, tecnologias, tendências, comportamentos e desafios!

Ah quem saiu de 2019 almejando um ano diferente (2020), com muitas expectativas e projetos pessoais e que agora, neste momento, junto com toda a humanidade não vê a hora de sair dessa pandemia, ou seja, desse ano.

Imagino que o tema inteligência emocional deve ter atingido os trending topics da internet, pois os impactos psicológicos do isolamento e as incertezas do amanhã estão exigindo das pessoas mais habilidades e manejo com as suas próprias emoções.

Artigos e livros que falam sobre o assunto, bem como lives realizadas por Psicólogos estão se tornando comuns para orientar e ajudar as pessoas. Pensando nisso, com base em uma pesquisa realizada na Europa, compartilho algumas dicas que podem te ajudar a lidar com as emoções agora e após a pandemia.

Veja abaixo:

  1. Escolher e pegar:

Antes de tomar qualquer decisão é essencial que a pessoa possa visualizar em sua mente como gostaria de se sentir ao final daquela atividade, ou seja, procurar e visualizar as consequências e recompensas da escolha atrelada ao seu objetivo.

A partir disso ela pode escolher o sentimento ou como lidar com a situação, além de ter mais clareza sobre qual decisão tomar.

É claro que nem tudo na vida é bom, há fatores ruins também e que são difíceis de serem evitados, por exemplo, para uma nora que não se dá bem com a sogra, visitar a família do marido torna-se difícil devido seu problema de relacionamento, porém a partir do momento que ela pode visualizar a situação, ela também pode escolher formas de se comportar que possa minimizar os efeitos emocionais daquele encontro.


2. Tomar uma decisão:

Essa etapa nada mais é do que o resultado da primeira. A partir do momento que você consegue visualizar, prever, se preparar para a situação, você consegue ter muito mais condições de acertar na escolha. Por exemplo, se preparar para uma entrevista, para uma reunião de negócios, tudo isso te permite visualizá-la antes de acontecer, e assim ter prévia do seu comportamento, do que falar e do que vestir.


3. Procurar em outro lugar:

Esse ponto é crucial, porém difícil. Encontrar coisas positivas nas situações ruins, nem sempre é tarefa fácil, porém é essencial para quem busca ter controle emocional. Portanto, tente extrair coisas positivas nas situações e busque aprendizados por mais difícil que isso seja.


4. Pensar novamente:

Você já ouviu falar sobre ampliação de visão? Não? Pois bem. Esse termo é muito utilizado no meio de coaches e trata de uma técnica para tentar rever a situação de várias formas e assim ter uma maior compreensão sobre ela. Utilizamos para o autoconhecimento, para a tomada de decisão, para a gestão de conflitos e para a vida.

Rever a situação várias vezes é importante para quem busca autodesenvolvimento.


5. Reconhecer e aceitar:

Como falamos anteriormente, nem sempre podemos ignorar situações ruins em nossas vidas. Porém, pessoas que tem mais flexibilidade para aceitar que há fatos imutáveis, têm muito mais condições de superá-los.

Há pessoas que se prendem a experiências e não permitem que suas vidas evoluam, são profissionais que não conseguem vivenciar muito bem um desligamento, um feedback negativo, uma perda de um familiar (por mais difícil que seja, e sei muito bem disso), etc.

Procure reconhecer que há situações na vida que não temos condições de impedi-las de acontecer, mas sim de superá-las.

#juntosseremosmaisfortes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s