A imagem nos negócios conta?

Não sou nenhum especialista em moda para falar sobre o assunto, mas todos nós sabemos que uma pessoa que investe em sua marca pessoal tem muito mais oportunidade ao longo de sua carreira, e como prova disso, recentemente o Wall Street Journal publicou dois estudos dizendo que pessoas que se vestem bem têm muito mais chances de crescimento profissional.

De acordo com o estudo pessoas que se preocupam como a sua aparência transmitem maior credibilidade e passam a ser levadas mais a sério pelas outras e principalmente por si mesma. Outro fato importante que sempre acrescento é que nós somos muito mais visuais do que propriamente estimulados pelos outros sentidos.

É claro que muitos vão me dizer que de nada adianta investir em sua aparência quando o conteúdo de uma pessoa não é bom. E isso é verdade, concordo plenamente com essa afirmação! Porém o que desejo transmitir a vocês é que devemos sim investir em nossa aparência e na forma como nos apresentamos ao mundo.

Imaginem vocês tendo que realizar uma reunião com um possível fornecedor que saiu de casa atrasado, cabelo desarrumado e com moletom. Qual a impressão que você terá a respeito do produto que ele irá apresentar? Quantas oportunidades você dará a empresa dele para ser uma possível parceira? Deduzo que sejam poucas ou nenhuma. Agora inverta a situação na qual ele vem adequado para uma reunião de negócios, o que você me diz?

Investir em sua marca pessoal, ou seja, na forma como você se comunica, em sua postura, na sua formação e em sua aparência são ferramentas para quem deseja desenvolver sua carreira. É certo que você não precisa se tornar nenhum expert em moda e nem gastar rios de dinheiro com roupas caras, mas precisa aprender a se vestir e se comportar de forma adequada a cada situação. Outro ponto importante é que o “vestir-se bem” está muito mais acessível às pessoas hoje em dia, você não precisa investir em marcas caras para estar bem vestido, existem muitos profissionais empacotados em grife, mas péssimos em personal brand.

Portanto, procure investir em você, deixe de lado o profissional desleixado que não se preocupa com a aparência, com a forma que se comunica, que se comporta e se relaciona com as pessoas.

Costumo dizer que investir em sua marca pessoal é estar preparado para as oportunidades, pois você não sabe quando e como elas viram.

Pra te ajudar, elaborei um manual com dicas de imagem pessoal no mundo dos negócios.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s