Marcas que vivem.

Tenho acompanhado algumas pesquisas sobre o comportamento de consumo, principalmente, o voltado para o consumo de produtos de moda.

Um dado importante levantado na pesquisa do Sebrae fala sobre o comportamento das pessoas relacionados ao tema beleza. Saímos de um padrão estético alto, magro, belo e de olhos claros e passamos para uma beleza única, respeitando o indivíduo, o seu próprio corpo e como ele entende e vivencia a beleza.

É claro que esse movimento não se deu da relação mercado e indivíduo, mas sim da relação indivíduo e mercado. Ou seja, foram as pessoas que provocaram essa mudança na forma de enxergar a beleza, através de protestos, de novos comportamentos e da manifestação do seu desejo.

E as marcas que ainda se comportam dentro dos padrões tradicionais estão perdendo o mercado e deixando de atender as expectativas desse novo cliente.

Isso me faz ver que as pessoas, nos dias atuais, tem percebido as marcas como indivíduos. Seres que vivem e precisam manter um comportamento ético-moral, não sendo superior a elas.

A prova disso é que deixamos de comprar (punimos) de marcas que utilizam-se de trabalho escravo para desenvolverem os seus produtos/serviços, que destroem o meio ambiente, que não respeitam a diversidade e os direitos humanos e etc. E o inverso é verdadeiro!

Nos identificamos e compramos de marcas que tem um comportamento ético-moral, que respeitam o meio ambiente e contribuem para o desenvolvimento social-econômico (causa, propósito, valores e política de conduta).

É essa identificação que segundo Freud (1920/1923, p. 46) é a

“a mais antiga manifestação de uma ligação afetiva a uma outra pessoa”

ou seja, é ela quem faz com que tenhamos interesse em interagir, se relacionar e “amar/desejar” a marca.

Essa preocupação com o comportamento da marca é importante no cenário atual, principamente quando falamos do Varejo de Moda, porque as marcas vivem e as pessoas estão de olho nisso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s